No dia em que comemoramos 3 anos de existência e de muita informação, estamos inaugurando mais uma coluna em nosso jornal. Trata-se de uma coluna voltada para assuntos como a educação, políticas públicas, redes sociais, internet e outros assuntos que movimentam nossa juventude. Ninguém melhor para abordar diversos assuntos do que uma professora que trabalha na rede pública e convive diariamente com crianças e adolescentes.
O Colorado em Foco agradece por ter mais uma colunista, que é a professora Silvia Patricia Mann, e por ela ter aceitada este desafio. NOSSO MUITO OBRIGADO!! A coluna estará sendo divulgada quinzenalmente.
Mudanças no Ensino Médio no ano letivo de 2020
No final do ano de 2019 houve a homologação da etapa do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estando agora completa a Educação Básica. Na prática, ela estabelece os conteúdos que todos os alunos têm o direito de aprender no decorrer do percurso escolar.
A Base Nacional Comum Curricular está organizada por áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). Língua portuguesa e matemática devem ser ministradas nos três anos do Ensino Médio. As demais disciplinas curriculares continuam sendo obrigatórias e serão abordados conforme grade curricular disponibilizada pela SEDUC. E são essas mudanças que assustam os alunos, principalmente o fato de não ter algumas disciplinas em determinada série ou ter períodos a menos que nos anos anteriores, o que sem dúvidas vai deixar lacunas e prejudicar no momento que realizarem provas para concorrer a vagas em universidades.
Haverá algumas horas aula semanais destinadas aos itinerários formativos ou percurso formativo, o qual ainda estamos estudando, aprendendo sobre esse novo modelo pedagógico.
As mudanças não ficarão restritas ao Ensino Médio, ocorrerão em todas as séries, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, na alfabetização, até as séries finais, algumas serão iguais a todos e outras de acordo com a turma.
Outra alteração que divide a opinião dos alunos é a que diz respeito às avalições. Mudará a média e voltará a ter nota por disciplina, não mais por área do conhecimento, além de outras que os alunos e pais ficarão a par no início do ano letivo.
Toda mudança causa desconforto e também é um desafio. Na educação estamos acostumados com elas e esperamos que essas alterações venham melhorar os índices de aprendizagem, que é o que o governo alega, mas sabemos que ficarão lacunas com a falta de algumas disciplinas em algumas séries ou com a diminuição da carga horária.
2020 será um ano de surpresas, de desafios, para toda a comunidade escolar, porque, até agora, está tudo no plano da teoria. Para que possamos acabar o ano com sucesso será necessário empenho, dedicação, muito estudo por parte de todos e no final, após termos colocado em prática essa proposta, será possível avaliarmos as mudanças, corrigir as falhas e aprimorar os acertos.