Coluna Esportiva

Neste ano de 2020 esta é a segunda edição da nossa Coluna Esportiva.

GRÊMIO

Fernando Luiz Signori Colunista Esportivo

O Campeonato Gaúcho iniciou, porém antes disso, o Tricolor jogou a final da Recopa Gaúcha contra a equipe do Pelotas. Jogamos com o time de transição, e diante do empate, não logramos êxito nas penalidades máximas.

Por falar em penalidades, não fomos competentes na disputa do Grenal da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas mesmo assim temos que nos orgulhar juntamente com nosso arquirrival, pois mostramos a raça e a força gaúcha numa Copa de tantos times e futuros craques dos gramados brasileiros. Terminamos invictos, num empate que teve a expulsão do atleta Gremista vitimado pelo segundo cartão amarelo, após comemorar no alambrado.

A estreia do Grêmio no Gauchão foi aquém das expectativas, uma derrota diante do Caxias em Casa, com nosso time apático e sem ritmo de jogo e com falhas de atletas que estavam estreando. No segundo jogo até que melhoramos, no entanto, ainda percebemos muitas deficiências, mesmo com a vitória acontecendo diante do Brasil de Pelotas, fora de casa.

Observa-se que os jogadores ainda não estão na melhor forma física e de entrosamento. Isso só ocorrerá com a sequência de jogos e treinos, que vão aprimorar o condicionamento físico dos atletas.

Outro assunto muito debatido entre nós Gremistas nesta semana, são as contratações, até agora concretizadas, em número de sete: Victor Ferraz, Vanderlei, Caio Henrique, Lucas Silva, Orejuela, Tiago Neves e Diego Souza. Por sinal as últimas duas são um divisor de opiniões, gerando concordância de uns e discordância de outros. Fez bem ou não trazer Tiago Neves e Diego Souza? Vão dar certo?

Na minha opinião, foram excelentes contratações, afinal, eles têm qualidade, estrela e experiência, e se não derem certo, é um processo normal no futebol, 100% nem sempre é, entretanto, para a ocasião, para o momento e para os cuidados de Renato, eu acredito que teremos muitas alegrias. Melhores dos que estavam no elenco são, e como gremista concordando ou não com a aquisição, resta agora torcer para que deem certo.

Próximos jogos:

Dia 30/01- Grêmio x São José
Dia 03/02 – Grêmio x Esportivo
Dia 09/02 – Aimoré x Grêmio

INTERNACIONAL 

Daniel Potrich Barzoto Colunista Esportivo

É Penta! Inter é campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

No último sábado, o time sub-20 do Internacional conquistou seu quinto título da Copinha SP, e se tornou o segundo maior vencedor do torneio, igualado com o Fluminense. E o penta veio da melhor forma: vencemos nosso maior rival. Depois de empatarmos em 1 a 1 no tempo normal, vencemos por 3 a 1 nos pênaltis.

Talvez para muitos pode ser uma surpresa, mas a Copinha de 2020 começou no dia 2 de janeiro e contou com 127 times participantes e está na sua 51ª edição. O time colorado teve vários destaques no torneio e além do zagueiro Pedro Henrique, que deixou o torneio para integrar-se ao grupo principal, estão inscritos no Gauchão o lateral-direito Lucas Mazetti, o zagueiro Tiago Barbosa, os meio-campistas Praxedes e Cesinha e os atacantes Matheus Monteiro e Caio.

E em relação ao Gauchão, Eduardo Coudet estreou com vitória. Jogamos contra o Juventude no Alfredo Jaconi com um time misto e o estreante Tiago Galhardo marcou de pênalti e garantiu a vitória colorada. Além de Galhardo, tivemos a estreia de Musto e Marcos Guilherme.

Coudet estreou também com vitória no Beira Rio. Na segunda rodada do Campeonato Gaúcho, o Inter recebeu o Pelotas e venceu por 3 a 1, com o primeiro teste do ano do time titular. Destaque para D´Alessandro que marcou um belo gol de falta e deu duas assistências para os gols de Edenilson e Guerrero. No primeiro teste, Coudet organizou um time como se esperava: marcando sobre pressão, com muita velocidade e posse do bola, em um sistema tático 4-1-3-2.

Nos primeiros testes do novo treinador percebeu-se um time mais ofensivo, mas com proteção na defesa, uma liberadade maior para o D´Alessandro, com alta intensidade e foco na parte física.

O Inter anunciou nesta terça-feira a contratação de seu sexto reforço para a temporada. Trata-se do meia Gabriel Boschilia, 23 anos, ex-São Paulo e que estava no Monaco, da França. O jogador assinará contrato por três temporadas. Em 2015 o São Paulo negociou o jogador com o Monaco por 10 milhões de euros. O Monaco pediu ao Inter no ano passado 6 milhões de euros.

Mas o grande desejo da direção colorada de ter o jogador, liderada por Rodrigo Caetano, criou uma estratégia de comprar 20% dos direitos econômicos do jogador. Caso atinja algumas metas, o clube irá adquirir mais 10%. Outros 40% serão opcionais ao longo da estadia de três anos no Beira-Rio.

Em relação a Aránguiz, as boas notícias são que a família do jogador não se adaptou na Alemanha e o seu contrato termina na metade deste ano junto ao Bayer Leverkusen. Porém a péssima notícia para os colorados é que outros times entraram na briga para contratá-lo. Internazionale, de Milão, teria oferecido 5 milhões de euros pelo meia chileno. A direção monitora o jogador e ainda está procurando um atacante, para suprir as convocações de Guerrero a seleção Peruana.

E hoje a noite, teremos a terceira rodada do Gauchão. O Inter enfrentará o São Luiz em último teste dos titulares antes da estreia na Libertadores. O colorado vai a Ijuí com 100% de aproveitamento e enfrenta um adversário que ainda não pontuou.

Próximos Jogos:
Gaúchão: São Luiz x Inter, dia 29/01 às 21h30.
Gaúchão: Ypiranga x Inter, dia 01/02 às 19h.
Libertadores: Universidad de Chile x Inter, dia 04/02 às 19h15
Gaúchão: Inter x Novo Hamburgo, dia 08/02 às 17h.
Libertadores: Inter x Universidad de Chile, dia 11/02 às 19h15