Coluna Esportiva 2020

Retomamos as informações da dupla GRENAL neste ano de 2020. A Coluna Esportiva, sucesso absoluto, esta de volta e no mês de Fevereiro completará 1 ano de muita informação. Quinzenalmente a coluna é publicada para deixar você por dentro de tudo o que acontece com as maiores equipes gaúchas. Acompanhe a matéria:

GRÊMIO

Fernando Luiz Signori Colunista Esportivo

O futebol está de volta

O ano de 2020 apenas está começando, mas o futebol desde os primeiros dias do ano, voltou com todo o gás, seja em termos de expectativas, ou de saídas e chegadas de atletas para os clubes.

Todos os anos nesta época nós torcedores aguardamos as dispensas de quem não deu certo e a reposição de elenco em alto nível para poder no decorrer do ano sonhar e vibrar com o tricolor.

O mercado da bola, está se movendo lentamente, até porque, há muita especulação e poucos negócios concretizados, mas vejo diante disso, a cautela e o grande Gestor que é Romildo Bolzan em mexer no elenco conforme as condições que agradam o clube.

Dispensou ou não renovou com aqueles que nós, quase que unanimemente concordamos com o fim da era com a Camiseta Tricolor: Léo Moura (idade), Luan (queria ir), Madson (negócio de ocasião), Vizeu, Galhardo e Rômulo (não corresponderam), Michel (fracassou em 2019), Guilherme (rendeu grana) e Capixaba (depois de comprado, sumiu). Mais gente sairá e outros que voltam de empréstimo estão sendo emprestados, casos de Lima, Thieri e Caio. Que alívio seria ver André sendo negociado e outros que até agora pouco fizeram pelo Grêmio.

Em contrapartida a Direção foi buscar até então reforços pontuais e que foram carências no ano que passou. Trouxe: Victor Ferraz para a lateral direita, onde as deficiências e fracassos foram evidentes e no meio Lucas Silva, atleta com currículo vitorioso no Cruzeiro e fracasso no Real Madri. As buscas seguem e segundo a imprensa, detalhes separam Vanderlei e Caio Henrique do Tricolor.

Nomes como Pedro, Sanchez, Raphael Veiga foram ventilados e continuam sendo manchetes de possíveis reforços, mas o Presidente e Direção estão enfrentando a concorrência de Flamengo e outros clubes. Acredito que bons jogadores desembarcarão em breve e que perderemos ou nesta ou na próxima janela atletas do nível de Pepê, Jean Pierre e Cebolinha, é notório e sabido da necessidade de negociar atletas.

O Gauchão está chegando e claro tentaremos buscar o Tri, antes disso, Final da Recopa Gaúcha dia 19 de janeiro, jogaremos com o time de transição e enfrentaremos o Pelotas. Tomara que sejamos vitoriosos.
Bom 2020 para nós Tricolores.

INTERNACIONAL

Daniel Potrich Barzoto Colunista Esportivo

Ano novo, com um time de cara nova!

Iniciamos 2020 com o time renovado. A direção não mediu esforços para trazer Eduardo Coudet. Técnico que é conhecido por montar times rápidos e agressivos. Característica que faltou no ano passado.
Encerramos 2019 com bons goleiros e uma dupla de zaga de qualidade. Lindoso, Edenilson e D´Alessandro no meio de campo e Guerrero no ataque. Porém com carências em alguns setores. E a direção buscou um volante: Mustos, jogador que chega ao Beira Rio com status de jogador de confiança do treinador. Dois laterais: Rodinei (do Flamengo) para a direita e Moisés (do Bahia) para a esquerda. Também foram contratados o meio campista Thiago Galhardo e o atacante Marcos Guilherme.

O primeiro reforço colorado foi Damián Musto. Argentino de 32 anos que assinou contrato por empréstimo até o final de 2020. Foi indicado pelo treinador ainda antes de sua apresentação no Inter. Os dois trabalharam juntos no Rosário Central, da Argentina, e no Tijuana, do México. O jogador cumpre suspensão por doping desde maio, por uso de um diurético, mas está liberado para jogar.

Rodinei estava no Flamengo desde 2016 e assinou um contrato de empréstimo com o Inter até o final desse ano. Não recebia muitas oportunidades, e esse foi um dos motivos para vir para o Beira Rio.
Já Moisés veio do Bahia, onde teve boa atuação junto ao técnico Roger Machado em 2019. O jogador assinou vínculo até o final de 2021. Em troca, na negociação, o clube nordestino receberá o lateral Zeca.

O meia de 30 anos, Thiago Galhardo, se destacou no Brasileirão de 2019 e assinou contrato até o final da temporada. No ano passado, somando as passagens por Vasco e Ceará, disputou 48 partidas, com 14 gols marcados. Sua rescisão foi facilitada graças às idas de Klaus e Charles para o Ceará.

Já o atacante Marcos Guilherme, assinou contrato de três temporadas. O Inter adquiriu 80% dos direitos econômicos do atleta de 24 anos, que estava atuando no Al Wheda, da Arábia Saudita. O jogador foi contratado para suprir as saídas de Nico Lopes e Sóbis. E por Pottker e Wellington Silva não serem a melhor opção para jogar ao lado de Guerrero.

Foram cinco contratações. Todas em posições de grande necessidade. E além de contratar, o clube acertou em envolver alguns jogadores que não estavam correspondendo. Não são craques, mas a tendência é que o nosso time ganhe muito em qualidade. E ainda teremos a estreia do jovem atacante, campeão com a Seleção Brasileira de Futebol Sub-17, Peglow. E quem sabe mais oportunidades para Nonato e Sarrafiore.

A estreia colorada na temporada 2020 e do técnico Eduardo Coudet no clube será em 23 de janeiro, quando visitará o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho. O clube não se manifestou em relação a escalação e utilização dos jogadores no Gauchão, pois dia 04 de fevereiro teremos o primeiro jogo na pré Libertadores com adversário que será conhecido no próximo dia 18.

Está em andamento a Copa São Paulo de Futebol Junior. Ontem o Inter venceu nos pênaltis o RB Brasil em rodada válida pelas oitavas de final. Na fase de grupos ficou em primeiro lugar. Na segunda fase venceu o Volta Redonda por 1×0 e na terceira fase passou pelo Desportivo Brasil, vencendo por 2×1. O próximo desafio é o Botafogo-SP. E sem o e zagueiro Pedro Henrique que estão no grupo principal.