Chegamos a última edição da nossa Coluna Esportiva neste ano de 2019. O Colorado em Foco quer imensamente agradecer aos colunistas, Daniel e Fernando, pelo belo trabalho realizado. Sem dúvidas um SUCESSO ABSOLUTO que terá sequência no próximo ano. Acompanhe a matéria:
INTERNACIONAL
Mais um ano que finda no futebol brasileiro. E para nós colorados, chegamos ao final com uma mágoa grande por termos deixado escapar o título da Copa do Brasil, ficando vice-campeão. Na liberadores nos despedimos nas quartas de final para o campeão Flamengo.
No Brasileirão decaímos muito na reta final e quase deixamos escapar a oportunidade de participar da Libertadores de 2020. Ficamos em sétimo colocado com direito a vaga na pré-Libertadores.
A pré-Libertadores é dividida em três fases, onde os times se enfrentam em séries definidas a partir do sorteio realizado nesse mês de dezembro. Cada série é definida em jogos de ida e volta, onde o mandante na segunda partida é definido a partir da colocação de cada time no Ranking da Conmebol.
A primeira fase preliminar é disputada entre seis times, dos quais três avançam para a etapa seguinte, onde outras 13 equipes se juntam à disputa. Dos 16 times, oito avançam para a fase final, onde cada vencedor irá para um grupo já definido em sorteio.
Para o próximo ano, aguardamos a chegada do novo técnico, Eduardo Coudet, que fará sua estreia no Beira Rio no jogo do Lance de Craque no dia 16 desse mês, promovido pelo D´Alessandro. Coudet será o treinador de uma das equipes, onde se enfrentarão os Amigos do D´Ale contra os Amigos do Guerrero.
Em relação ao time para 2020, contamos com um bom goleiro (Lomba), com uma ótima dupla de zagueiros (Cuesta e Moledo), e um bom substituto (Fuchs), Edenílson no meio campo e o Guerreiro na frente. Além da contratação do técnico, necessitamos de dois laterais, um camisa 10 e um companheiro para atuar na frente com o Guerrero.
D´Alessandro não sei se renovará, mas com sua idade se aproximando aos 40, não tem mais condições de ser meio de ligação que precisamos. Aguardamos o retorno de Rodrigo Dourado, que apesar do Lindoso ter entrado bem no time, Dourado dava mais qualidade ao meio campo.
O Inter concretizou a venda milionária de Nico Lopes, que apesar de bom jogador, não deixa saudades. Além de não dar resultados, era muito individualista. Nos livramos do Tréllez, Rithely e Emerson Santos, que estavam emprestados e foram devolvidos aos seus clubes.
Mas os torcedores esperam uma lista maior de vendas ou empréstimos de jogadores: Galdezani, Neiton, Bruno, Paredes, José Aldo, Sobis, Patrick, Wellington Silva, Pottker, Uendel, Klauss, Natanael. Estamos com muitos jogadores que incham a folha e não dão rendimento ao time. Precisamos de qualidade e não quantidade se queremos almejar algo no próximo ano.
Outra que está se despedindo nesse final de ano é a Nike. A marca deixou a desejar com a criatividade dos uniformes e dará espaço para a Adidas, que já agendou a estreia do novo manto colorado. Será no dia 03 de janeiro com a equipe sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Jr.
Quero desejar a todos um Feliz Natal e um próspero ano novo. Que 2020 seja de muitas conquistas e títulos para o nosso Internacional!
GRÊMIO
Balanço de 2019
No findar de cada ano, sempre é tempo de avaliar os prós e contras, ganhos e perdas, lucros e prejuízos. E assim não é diferente no futebol, em especial no Grêmio.
O ano começou na expectativa de títulos como nos anos de 2017 e 2018, e ganhamos o Campeonato Gaúcho e Recopa Gaúcha, tudo parecia promissor, ainda mais com a chegada do badalado Tardeli. Na sequência começou a Copa Libertadores, com uma fase de grupo assustadora, primeira fase com resultados frustantes, mas fomos obtendo os resultados, chegando na semifinal com o Flamengo, jogo e resultado do qual nem preciso comentar.
A Copa do Brasil diria ter sido a maior decepção, pois a vantagem do jogo de ida foi desfeita, e deixamos de ir para a final contra nosso maior rival.
O Campeonato Brasileiro foi deixado de lado em determinadas ocasiões, priorizando essas outras competições assim, infelizmente não tivemos a chance de brigar pelo título. Muitas vezes, jogando com time reserva, que não correspondia ao nível dos titulares.
Neste balanço de fim de ano, fica evidente que ficamos com um saldo negativo diante dos sonhos e apostas feitas. Por outro lado, temos que dar crédito na Direção ao finalizar o ano, pois já liberando Galhardo, Rômulo, Léo Moura e Vizeu, os Diretores Duda Kroef e Alberto Guerra saindo do Departamento de Futebol e o mercado da bola agitado com nomes cogitados para 2020.
Agora vamos aguardar o próximo ano e começar com saldos positivos para podermos vibrar, sonhar e ser campeão novamente.
E finalizando esta última coluna esportiva do ano, só tenho a agradecer a este veículo de comunicação por ter me oportunizado a escrever e expressar meu ponto de vista sobre o Grêmio. Obrigado aos leitores que opinaram, gostaram, criticaram, afinal em se falando de futebol, cada um tem sua opinião!
Feliz Natal e Glorioso 2020, principalmente a todos os Tricolores!