PROJETO ESCOLA NO CAMPO

No dia 21 de novembro aconteceu o encerramento do Projeto Escola no Campo em Não-Me-Toque.

Neste projeto é abordado o tema “Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos”, que visa informar aos estudantes as técnicas corretas de aplicação do produto e promover a conscientização das crianças, principalmente os filhos de agricultores, quanto aos riscos decorrentes do uso incorreto suas consequências para o aplicador e mesmo o consumidor de produtos agrícolas.

A metodologia proposta prevê o desenvolvimento do tema em aulas normais, com material didático específico desenvolvido pela Syngenta e dentro do calendário escolar. As aulas são ministradas pelos professores de Ciências que contam sempre com um módulo de capacitação adequado. Após as aula, os alunos participam de um concurso que é dividido em:
• Pesquisa: o estudante entrevista um aplicador de agrotóxico.
• Relatório de pesquisa: trabalho participativo envolvendo todos os alunos e professores de cada escola, abrangendo a análise e conclusões relativas aos dados obtidos nas pesquisas de campo realizadas pelos alunos.
• Mensagem: elaboração individual de uma frase-mensagem sobre o tema.
• Desenho: à mão livre, individual, sobre o tema.
Além de todas as atividades descritas, é feito um fechamento do projeto através de uma palestra para as turmas sobre o Uso Correto e Seguro de Agrotóxico e EPI.

Nesta tarde, foram premiados os desenhos e frases de cada município. No município de Colorado foram premiados os seguintes alunos:

Categoria desenho:
1º lugar – Jéssica Francine da Silva – E.M.E.F. Espírito Santo;
2º lugar – João Manuel de Aquino – E.M.E.F. Princesa Isabel.

Categoria Frase:
1º lugar – Jhullia Nikoli de Lima Herman – E.E.E.M. Armindo Edwino Schwengber;
2º lugar – Laila Eduarda Pazinato – E.E.E.M. Armindo Edwino Schwengber.