Coluna Esportiva

Acompanha as informações da dupla GRENAL em nossa Coluna Esportiva !

GRÊMIO

Fernando Luiz Signori Colunista Esportivo

O que restou

O ano futebolístico está terminando em menos de um mês, e restaram ainda indagações: O que restou? O que deixamos de ganhar? E ano que vem? Mas e os outros times o que ganharam?

Restou a luta pelo G4, que apesar de bem encaminhada, passará pelo confronto direto com o São Paulo, dependendo também dos clássicos com Flamengo e Palmeiras. Se pontuarmos, estaremos obtendo vaga direta para a Taça Libertadores de 2020. Caso contrário, ficaremos no G 6 que poderá se tornar G 7 ou G 8. Ora diria, se não tivéssemos jogado muitos jogos com equipe reserva, quem sabe estaríamos disputando o título com o Flamengo.

Ganhamos em 2019 o Bicampeonato Gaúcho e Recopa Gaúcha, mas a Copa do Brasil fugiu de nossas mãos, ou melhor, deixamos que a levassem de nós, por excesso de confiança, soberba, erros, enfim, foi desperdiçada, pois ao menos poderíamos ter disputado a final com o rival.

Quanto à Libertadores, mesmo diante do tão temido Flamengo, nos acovardamos com um futebol pífio, de duas partidas irreconhecíveis, de um fiasco histórico, podendo nos orgulhar, no entanto, de três semifinais seguidas na competição.

Que nada, assim é o futebol, é só olhar os grandes clubes investidores, com exceção do Flamengo, o que ganharam ou o que disputaram? E aqueles que nada ganharam, nem o regional? É óbvio que não se pode comparar, porém, “faz parte do futebol”, “ano que vem vamos tentar novamente” e assim começa a expectativa para 2020, pois certamente vendas ocorrerão, outros atletas chegarão, guris da base serão lançados. Assim, janeiro começará com a luta por novos títulos.

Últimos jogos do ano:
Dia 17/11 – Grêmio x Flamengo
Dia 24/11 – Palmeiras x Grêmio
Dia 27/11 – Athletico x Grêmio
Dia 01/12 – Grêmio x São Paulo

INTERNACIONAL

Daniel Potrich Barzoto Colunista Esportivo

Com a demissão do Odair, a direção colorada contratou o Zé Ricardo para ser o técnico até o final desse ano. Porém constata-se que o problema do time não era apenas o técnico. Visto que muitos colorados que criticavam o antigo treinador, chegaram nos últimos dias, criticar a demissão. Por isso futebol é momento. Quando tudo vai bem, achamos que está tudo certo.

O time colorado está ainda focado no presente ano, para tentar uma vaga na Libertadores de 2020. Não temos muitas opções para melhorar, porém para o próximo ano, com outro treinador, passando pela pré-temporada, teremos um time competitivo e vitorioso novamente.

Além de bons goleiros, contamos com uma excelente dupla de zaga, e com contratos longos. Há tempos não tínhamos um bom reserva para posição, e agora surgiu o Fuchs. Além do retorno de Dourado, Lindoso e Edenilson deixam a posição bem servida. Nonato lesionado, retorna no próximo ano. Sarrafiore deverá ter mais opção e espaço no time, e no ataque, temos um dos melhores centroavantes, o Guerrero.

Nas laterais, Heitor ficará com a posição na direita, porém, na esquerda precisamos de uma reposição. Outro setor que precisa ser renovado é o meio campo. D´Ale apensar de contribuir muito com sua qualidade, a sua idade requer um substituto.

Nesse final de semana temos um confronto direto com o Corinthians pela luta da vaga da Libertadores. Com o cancelamento do amistoso do Peru, Guerrero retorna ao time e será um reforço importante no ataque. E a esperança para os torcedores para as últimas rodadas do Brasileirão, é Pottker, que retornou ao time fazendo gols.

Restam apenas seis partidas, e o Inter está na sétima colocação com 49 pontos. Logo atrás vem o Corinthians com a mesma pontuação. Se caso o Flamengo for campeão da Libertadores no próximo dia 23, mais uma vaga será aberta para a próxima Libertadores, o que aumenta muito a classificação colorada, pois o Bahia está na nona colocação com seis pontos a menos.

PRÓXIMOS JOGOS:
Campeonato Brasileiro:
33ª – Corinthians x Inter, dia 17/11, às 18h
34ª – Inter x Fortaleza, dia 24/11, às 19h
35ª – Inter x Goiás, dia 27/11, às 19h30
36ª – Botafogo x Inter, dia 30/11, às 19h