Coluna Esportiva

Mais uma edição da Coluna Esportiva chega no Colorado em Foco para falar da dupla GRENAL. Vale ressaltar que neste ano 2019 a dupla GRENAL, até então, estava disputando 3 competições, o que mostra a força do futebol gaúcho. Se vai vir algum título para o estado, ainda é cedo para afirmar, porém, é incontestável o trabalho e a força de ambas as equipes. Acompanhe nossa matéria com seus devidos colunistas:

GRÊMIO

Fernando Luiz Signori Colunista Esportivo

Não duvidem do Grêmio e nem do Renato

Ao saudar a Nação Tricolor, na coluna desta semana, quero antes de falar dos resultados do Grêmio, dizer que, nos últimos três anos, resgatamos as glórias, as emoções, a imortalidade, o prazer de torcer e vibrar pelo Grêmio, como vivenciamos anteriormente nos anos 90.

Falo pessoalmente,  pois  nos meus 44 anos, vivi essa loucura justamente quando o Grêmio era  comandado por Felipão nos anos de 94 a 96, até porque, na década de 80 pouco comemorei  com o Brasileiro, Libertadores e Mundial, pois eu era criança.

Nos últimos três anos Renato e o grupo reascenderam essa adrenalina de torcer e comemorar, e depois de vários anos de desânimo, o Grêmio voltou a dar alegrias, comemorações, títulos e resultados que surpreendem a todos.

A realidade é que  falta pouco para a glória de mais títulos, tão somente 03 jogos para erguer a taça da Copa do Brasil e 03 jogos na Libertadores.  Basta  jogar com a mesma determinação e garra, como foi contra o Palmeiras, acreditar sempre e principalmente confiar nas convicções do Renato. O homem acreditou em Rômulo e este não comprometeu, mantém André como titular e mesmo contrariando a opinião da maioria, o Grêmio é semifinalista nas duas competições e disputando três, a grande contratação Tardelli é banco, juntamente com o Rei da América de 2017 (Luan).

E para não esquecer, tenho que relatar os tabus e recordes alcançados nos últimos dias:

– terceira semifinal seguida em Libertadores;
– nunca tinha vencido o Palmeiras no Pacaembu;
– em 60 anos, havia vencido somente em duas ocasiões o Palmeiras, em São Paulo;
– Renato nunca havia derrotado Felipão;
– 10º semifinal, junto com o São Paulo, maiores semifinalistas Brasileiros em Libertadores;
– 101 vitórias em Libertadores (o maior vencedor);
– Luan supera Renato em Gols pelo Grêmio (75)
– Luan mesmo na reserva o ano todo é o maior artilheiro da Arena;
– Cebolinha é o 3º maior Goleador do Grêmio em Libertadores;
– Cebolinha entrando entre os 20 jogadores que mais vezes vestiu a camiseta do Grêmio, superando De Leon;
– Renato completando 3 anos de comando no Grêmio;
– Renato entre os técnicos que mais comandaram o clube.

E assim o Grêmio está desenhando sua história de 116 anos.

Ressalto que somente 3 jogos separam da Taça da Libertadores e 3 Jogos da Copa do Brasil, independente de adversário, somos fortes!

Próximos jogos:

31/08/2019 – São Paulo x Grêmio ( Campeonato Brasileiro)
04/09/2019 – Atlhetico PR x Grêmio (semifinal Copa do Brasil)

INTERNACIONAL

Daniel Potrich Barzoto Colunista Esportivo

Infelizmente não deu! Não nos classificamos para a próxima fase da Libertadores da América. O Flamengo jogou mais nos dois jogos e se classificou. No jogo no Beira Rio, apesar de decidirmos em casa, a desvantagem era grande. Além de precisar de 2 gols, não podíamos levar, se não precisaríamos de 4 gols. E enfrentamos um dos melhores e mais rápidos ataques do Brasil. Até então, dos últimos 11 jogos, haviam marcado 26 gols.

Sei que na derrota é fácil criticar, pois todos acabamos sendo treinadores melhores, com nossas sugestões e escalações. E se perdemos, é porque algo deu errado. Prevaleceu a diferença de qualidade. Se compararmos só dos laterais de ambos os times, estaríamos comparando água ao vinho! Odair poderia ter iniciado a partida com Welinton Silva. Infelizmente precisávamos propor o jogo e com Guerreiro, Dale e Sobis juntos, o jogo acaba sendo burocrático e lento. Mas com isso esperamos uma nova postura para os próximos desafios.

Outro ponto negativo do Odair foi a substituição aos 2 minutos e aos 4 minutos do segundo tempo. Não sei se ele esperava a empolgação e euforia da torcia com as mudanças, mas cada troca requer tempo e estávamos correndo contra o relógio. Deveria ter entrado no segundo tempo com Welinton e Nico com a proposta vindo do vestiário.

Em relação a última substituição. Odair deve ter pensando em colocar Sarrafiore esperando povoar o ataque com um jogador que tem um chute potente de fora da área. Mas é um jovem que não vem sendo aproveitado nem na equipe reserva. Tirou Cuesta, por precisar ir para cima do Flamengo e o zagueiro estava pendurado. Lindoso não poderia sair, pois era o melhor jogador na partida. Patrick arrumou a esquerda, ajudando o meio e ataque. E Bruno não estava comprometendo. Só que se ele tira um lateral, o Edenilson iria para a função. Foi uma opção, mas o culpado do gol foi o próprio Sarrafiore que perdeu uma bola com todo time no ataque.

Mas como já citei. Agora ficam as criticas. Porém, esperamos que essa eliminação nos fortaleça na decisão contra o Cruzeiro e que o técnico corrija alguns erros. Estamos fora da Libertadores, mas há um jogo da final da tão sonhada Copa do Brasil. Na próxima quarta, receberemos o Cruzeiro no Beira Rio, com a vantagem de jogar por um empate, que vencemos os mineiros na casa deles por 1×0.

Em relação ao Brasileiro, infelizmente esse ano, ficou em segundo plano. Mas mesmo com as últimas derrotas e decepções, estamos na sétima colocação, há apenas 9 pontos do líder. Nos próximos desafios, teremos dois jogos em casa e depois sairemos para enfrentar o Botafogo. São três rodadas que poderiam deixar o Inter vivo na disputa.

PRÓXIMOS JOGOS:

Copa do Brasil: Semifinal:
– Internacional x Cruzeiro, dia 04/09, às 21h30
Campeonato Brasileiro:
17ª – Internacional x Botafogo, dia 31/08, às 21h
18ª – Internacional x São Paulo, dia 07/09, às 19h
19ª – Atlético-MG x Internacional, dia 15/09, às 11h