Chegamos com mais uma edição da nossa Coluna Esportiva. Nesta edição, além de falarem do momento da dupla GRENAL e suas devidas competições, nossos colunistas também falaram um pouco da Seleção Brasileira, masculina e feminina. Acompanhe a matéria abaixo:
GRÊMIO
Chegou a tão esperada Copa América e consequentemente, a parada dos Campeonatos e Copas em andamento no Brasil. Esta, sem dúvida, providencial, pois ver o tricolor jogando de forma esfacelada por perder atletas de suma importância devido à lesões e convocações, já estava demais.
Presente no Z-4 por algumas rodadas, assustando a todos, mas se recuperando nas últimas rodadas, o Grêmio atingiu a zona intermediária, aguardando o reinício para subir ainda mais e buscar o G-4.
Um começo assustador, porque todos sonhavam a briga pela liderança rumo ao tri. Mas são episódios do futebol, as contratações de 2019 até agora não surtiram efeito, a zaga improvisada por não ter no elenco zagueiros e a teimosia ou soberba do treinador, fizeram até a parada da Copa a frustração no Campeonato Brasileiro.
Já na Copa do Brasil, o Juventude foi adversário fácil de se eliminar, e agora no sorteio para as Quartas-de-final, o Bahia será a equipe a ser batida. Teoricamente falando, ou pela lógica, mas no futebol não existe nada disso, é uma equipe consideravelmente mais fácil de eliminar, para sonhar atingir uma semi e porque não uma final, como venho dizendo, só mais seis jogos para o Hexa, porém para isso é preciso recuperar jogadores, autoestima, “voia”, e daí buscar mais um título de expressão.
A Libertadores será contra o Libertad, dois jogos difíceis também, mas em qualquer competição, não se pode escolher adversário e é preciso superar a todos. Mês de julho promete muitas emoções!
Por fim, enquanto não vemos o tricolor jogar, vamos acompanhando a Copa América, momento de ver o Everton Cebolinha ainda como jogador do Grêmio, fazer golaço contra a Seleção da Bolívia. Torcer pelo Brasil sem o tão badalado Neymar e buscar o título, que poderá ficar na nossa Casa, até porque a temida Argentina até agora não assustou.
INTERNACIONAL
Damos uma pausa para os jogos do nosso colorado. Com o início da Copa América, os jogos voltarão somente dia 10/07, onde enfrentaremos o Palmeiras pelas quartas de final da Copa do Brasil. Pela Libertadores enfrentaremos o Nacional dia 24/07 pelas oitavas de final, ambos os primeiros jogos serão no estádio dos adversários, decidindo assim as vagas no Beiro Rio.
No Campeonato Brasileiro voltaremos a campo somente dia 14/07, contra o Atlético-PR. Nesses primeiros nove jogos conquistamos 16 pontos e consequentemente, a quarta posição. Nove pontos nos separam do líder Palmeiras. Infelizmente no meu ponto crítico, temos duas partidas não pontuadas que foram decepcionantes. Perdemos para a Chapecoense e para o Vasco. Esses seis pontos nos colocariam na briga direta pela ponta do campeonato. E se pretendemos brigar pelo título, temos que nos preocupar com esses times de menor expressão, pois os times da ponta dificilmente perderão esses jogos.
Não posso deixar de lembrar e destacar da grande festa ocorrida em Ibirubá no último dia 14. O Consulado dos Colorados de Ibirubá realizou sua segunda festa Consular. A primeira edição foi realizada em 2011. No encontro mais de 30 colorados de Colorado se fizeram presentes. As festividades iniciaram na cidade de Selbach, onde a delegação colorada composta de ex jogadores, inaugurou o outdoor do Consulado de Selbach próximo ao trevo de acesso à cidade. Em seguida o ônibus do Inter seguiu para Ibirubá até o outdoor do Consulado de Ibirubá, localizado na entrada da cidade.
Em uma imensa carreata liderada pelo ônibus vermelho, centenas de carros seguiram até o local do evento. Estiveram presentes os ex atletas: Pinga, Hiran, Airton, Fabiano, Iarley e Índio. O jornalista Fabiano Baldasso e a musa colorada também se fizeram presentes. Inclusive conversei com o Baldasso e me identifiquei de onde eu era, surpreso pelo nome da cidade, me garantiu que irá ajudar a organizarmos um evento em Colorado. A noite foi encerrada com a banda Ataque Colorado, que cantou diversas músicas para os mais de 700 presentes. Deixo meus parabéns para o Cônsul de Ibirubá, Mateus Klein e estendo a todos os envolvidos que contribuíram para a realização dessa festa.
Em relação a seleção Brasileira: a feminina, liderada pela maior jogadora de todos os tempos, Marta, encaminhou a classificação vencendo a Itália na Copa do Mundo de Futebol Feminino. Nesse jogo a camisa 10 marcou seu 17º gol pela seleção e tornou-se a maior goleadora em Copas do Mundo da história do futebol feminino e masculino, ultrapassando o alemão Klose. Com os gol na edição desse ano, Marta quebrou outro recorde, é a única atleta que marcou gols em cinco edições diferentes de Copa do Mundo: 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019.
Já a seleção masculina decepcionou ao empatar contra a seleção fraca da Venezuela. Dependerá para se classificar do último jogo contra o Peru (do goleador das últimas duas edições e atual atacante colorado: Guerrero), que será nesse sábado (22/06), às 16h. Talvez classificará, e até poderá ser campeão, mas contamos com uma fraca seleção, quando projetamos uma preparação para a próxima Copa do Mundo. Em diversas posições, os atletas não são escolhas unânimes, pois não são jogadores acima da média, como contávamos em outras edições.