A Câmara Municipal de Vereadores esteve reunida em sessão ordinária na segunda-feira dia 13 de maio de 2019, onde os Vereadores apreciaram a seguinte matéria:
Proposições:
.Ver. Aloísio Remo Alves Xavier – Indicação – Muito se lutou para que novas operadoras de telefonia se instalassem no Município e até então, sem êxito, mas por outro lado instalou-se a estrutura da Cidade Digital, faltando tão somente a conclusão para o efetivo funcionamento. Por isso solicitamos ao Executivo Municipal que dê continuidade a este tão importante serviço para os Munícipes e visitantes. Justificativa: A Cidade Digital precisa ter continuidade, para atender a demanda de fornecimento de sinal wi-fi aos comerciantes, visitantes bem como ao público em geral que por falta de sinal telefônico, por haver tão somente uma torre que disponibiliza sinal, ficando as pessoas a mercê de Dados Móveis de somente duas operadoras, Claro e Oi.
Segundo informações obtidas, verificou-se que é necessária exclusivamente para a Municipalidade a contratação de serviço de fornecimento de conectividade para o acesso a rede mundial de computadores, com as respectivas formas de fornecimento e segurança, e por conseguinte, haverá disponibilidade de sinal gratuito nos pontos já existentes na cidade como: Prefeitura e calçadão, Parque de Máquinas e Estádio Municipal, Centro Social Esportivo, Conselho Tutelar e Escola Estadual, e posteriormente em outros locais na cidade, na Vila Pe. Osmari e quem sabe futuramente expandindo para as comunidades do interior
Diante do exposto solicitamos que seja estudado com atenção pois nós cidadãos somos merecedores desse serviço que está incompleto e ajudará e muito para termos este indispensável meio de comunicação. Deferido pela Mesa Diretora.
Ver. Aloísio Remo Alves Xavier – Pedido de Providência – Que o Poder Executivo providencie cascalhamento no acesso a propriedade do produtor de leite e agricultor Sr. Maurício Weber na Comunidade do Passo do Padre. Justificativa: O referido proprietário do tambo de leite está encontrando dificuldades para escoamento da produção, devido a formação de barro e falta de pedra no local, impossibilitando que o caminhão que transporta o leite possa efetuar com segurança o trabalho. Deferido pela Mesa Diretora.
Ver. Erlei Ferrari da Fonseca – Pedido de Providência – Melhorias na Rua Fermino Ottoni, localizada na Linha Carvalho e a mesma não possui calçamento. Justificativa: O local está desprovido de calçamento, e há moradores nas margens da referida rua, inclusive edificações novas, sendo que devido as chuvas o local está precário para locomoção. Diante disso pedimos a compreensão e que seja colocado cascalho para facilitar o deslocamento dos moradores. Deferido pela Mesa Diretora.
Ver. Erlei Ferrari da Fonseca – Pedido de Providência – Melhorias e cascalhamento nas estradas próximo a propriedade de Geraldo Pazinato e demais moradores da região. Justificativa: Trata-se de um grande produtor de suínos e agricultor, onde necessita de estradas com condições adequadas para a trafegabilidade, o que não está no momento, ocasionando uma série de transtornos em dias de chuva, dentre os quais, o reboque com trator dos caminhões que entregam ração e os que carregam os suínos. Deferido pela Mesa Diretora.
Ver. Erlei Ferrari da Fonseca – Pedido de Providência – Que seja posta em prática a Lei Municipal nº 1220/2017, que autoriza a celebração de Convênio e dá outras providências. Lei esta que a Câmara autorizou o convênio para a confecção de cédulas de identidade no Município. Justificativa: Muitos estão precisando fazer ou até mesmo segunda via da cédula de identidade, o que gera cobrança diante da lei existente, pois em vários Municípios é realizada a confecção do referido documento e as pessoas tem que se deslocar para fora do Município. Deferido pela Mesa Diretora.
Ver. Adriano Valiati – Indicação – Que o Poder Executivo estude a viabilidade de dispor de um aumento de horas no serviço de Psicologia junto as Unidades Básicas de Saúde. Justificativa: Atualmente são realizados estes serviços por apenas 20h semanais o que entendemos ser muito pouco tempo, tendo em vista a grande demanda em saúde mental. Sabe-se que o Município já teve mais horas desse serviço a disposição da população e hoje o número de pessoas que necessitam atendimento, inclusive escolares, é cada vez maior. Por isso pedimos que seja analisada com atenção esta preocupação em prol da municipalidade. Deferido pela Mesa Diretora.
Ver. Adriano Valiati – Indicação – Que o Poder Executivo estude a viabilidade de concessão de um transporte coletivo da cidade até a Vila Pe. Osmari, nos principais horários de trabalho, oferecendo este serviço para aquela população e para quem trabalha nas empresas instaladas no Distrito Industrial. Justificativa: A vila Pe. Osmari é habitada por muitas pessoas que não dispõem de veículo para se deslocar até locais de trabalho na cidade, bem como há pessoas da cidade que se deslocam diariamente até o Distrito Industrial para desempenharem seus trabalhos. Além da dificuldade de locomoção, até porque a distância é considerável, e também há a questão de chuva, frio, calor o que gera um desconforto a todos, bem como a periculosidade de segurança, por se tratar de uma rodovia movimentada e perigosa, principalmente neste horário.
Diante disso é que se sugere um estudo para ver da viabilidade de facilitar a vida desses munícipes. Deferido pela Mesa Diretora.
Ver. Juliano Fassini – Pedido de Providência – Melhorias na iluminação externa do Prédio Administrativo da Prefeitura. Justificativa: A arquitetura do Prédio Administrativo é uma das mais bonitas da região, sendo destaque pela imponência e localização, além de reformas que serão inevitáveis em breve, podemos melhorar a iluminação no entorno do mesmo, sendo que as laterais e nos fundos, a maioria das lâmpadas estão queimadas, ficando escuro e criando um aspecto desagradável, além da segurança do local ficar ameaçada. Diante disso pedimos a atenção, que além do Poder Executivo e Legislativo ficar situado no mesmo, é um local muito bonito. Deferido pela Mesa Diretora.
Ver. Juliano Fassini – Pedido de Providência – Retirada de entulhos no final do seguimento da Rua Abele Barzotto com a Rua São José ao leste. Justificativa: No local houve início de abertura do seguimento da referida rua, mas agora está sendo colocado alguns entulhos, o que gera um aspecto desagradável para os moradores das imediações e aos que passam pelo local. Deferido pela Mesa Diretora.
Ver. Juliano Fassini – Pedido de Providência – Reformas na Casa Mortuária em toda a estrutura física, bem como renovação de móveis e utensílios. Justificativa: Há muito tempo a população está reivindicando melhorias, dando o mínimo possível de conforto às pessoas que passam por momentos difíceis com a perda de um ente querido, além da estrutura física necessitar de reparos, como parte elétrica e hidráulica, troca de forro, pintura, sanitários, cozinha, calçadas e também a colocação de cadeiras e estofados que sejam aconchegantes, pois sempre há pessoas idosas e os familiares passam muitas horas no local.
Há pessoas e empresas que se dispuseram a ajudar na reforma, com doações. Por isso a necessidade de o quanto antes agilizar estas reformas. Deferido pela Mesa Diretora.
Ver. Mario Klein – Pedido de Providência – Serviços de colocação de tubos no bueiro que dá acesso a propriedade de Eleni e Adriano Goetems na Comunidade do Passo do Padre. Justificativa: O proprietário se dispõe a doar os tubos, mas necessitam de máquinas para a colocação, pois devido a produção de leite, necessitam para o deslocamento do gado. Deferido pela Mesa Diretora.
Ver. Elio Barili e subscrita por todos – Manifesta o apoio em favor dos 3800 candidatos aprovados em fases do Edital do último Concurso da Brigada Militar. Deferido pela Mesa Diretora.
Próxima Sessão Ordinária acontecerá no dia 30 de maio de 2019 com início às 19 horas.
Participe!