Em uma pesquisa realizada recentemente pela empresa GLOBALWEBINDEX, constatou que o Brasil esta entre os primeiros colocados ( mas precisamente em 3º lugar ) quando o assunto é tempo conectado à internet. Essa pesquisa também revelou um enorme aumento de pessoas que passam horas e horas conectados.
Segundo o estudo, os brasileiros no ano de 2012 ficavam conectados cerca de uma hora e dezoito minutos por dia, o que assusta é que em menos de 10 anos, este número de tempo gasto na internet mais que dobrou, chegando a três horas e quarenta minutos diários, ou seja, o brasileiro fica quase 4 horas por dia conectado a internet.
Os números ficam ainda mais assustador quando somados ao tempo percorrido em uma semana ( cerca de 28 horas conectados, ou seja, mais que um dia dentre os sete dias da semana ), e dentro de um mês ( cerca de 112 horas conectados, ou seja, em 30 dias, os brasileiros ficam cerca de 4 dias conectados).
Outro ponto muito importante que devemos nos preocupar é com o conteúdo no qual é acessado e procurado neste tempo gasto. A maioria confirmou que passa horas pesquisando assuntos como: preços em lojas, fazendo compras, postagens ou visualizações nas redes sociais, jogando on-line, e por último, com número bem menos expressivos, tivemos aqueles que disseram que estudam e buscam conteúdos de aprendizagem, além claro, de trabalhar on-line.
O Brasil só fica atrás da Tailândia e da Arábia Saudita , ambos os países ocupam as primeiras colocações e possuem uma média de quase 5 horas on-line por dia. Mais do que meio expediente de serviço.
Essa pesquisa ouviu usuários da interne de diversos países e de idade entre 16 e 64 anos.
Uma outra pesquisa, agora realizada pela empresa norte-americana DScout mostra que, em média, gastamos nada menos do que 2,42 horas por dia olhando para a tela de nossos smartphones. Ao todo, um usuário médio toca na tela de seu gadget pelo menos 2.617 nesse período, o que ajuda a explicar por que parece impossível mantê-la totalmente limpa de impressões digitais.
O estudo mostra que aqueles que são considerados “usuários intensos” gastam o equivalente a 3,75 horas diárias com os aparelhos ligados — o suficiente para assistir a dois filmes completos. Os dados foram obtidos através de uma ferramenta criada pela companhia que consegue obter dados de 94 a cada 100 mil aparelhos ANDROID ativados atualmente.
Pesquisa estudou os hábitos de consumo de diversos usuários do Android.
Segundo a DScout, costumamos separar nossa forma de usar o smartphone em 76 sessões diárias (47% delas com a tela bloqueada) com poucos minutos de duração. Em outras palavras, em média, costumamos ativar nossos aparelhos eletrônicos uma vez a cada 12 minutos e 38 segundos — isso levando em consideração um período de sono de 8 horas.
O estudo também mostra que, embora os usuários tenham o costume de instalar diversos aplicativos, seu uso diário se concentra em somente um deles. Não há um software em específico que se destaque nesse sentido, mas o estudo mostra que você provavelmente dedica 52% de seu tempo a usar sua escolha favorita.