O Conselho Municipal de Desenvolvimento realizou uma reunião na manhã do dia 09/04 na qual o chefe do executivo municipal Celso Gobbi esteve presente. Na oportunidade os conselheiros, que são representantes das entidades locais, administração municipal e representantes da sociedade trataram da implantação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM.
O serviço público de inspeção é responsável pela realização da prévia fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal, visando promover a saúde pública e a segurança alimentar, inclui o abate de animais e seus produtos; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; ovos e seus derivados; mel e cera de abelhas e seus derivados.
Por meio do Serviço de Inspeção os empreendedores municipais podem buscar adequações e montar seus projetos visando atender as exigências do serviço e com isso terem a legalidade de seus produtos possibilitando com isso o acesso a diversos mercados formais de venda, como por exemplo os mercados institucionais da merenda escolar e o comercio varejista local.
O incentivo a agro industrialização dos produtos possibilita a ampliação da renda ao produtor rural ou de pessoas que queiram investir na atividade, outras oportunidades de negócios e também a qualidade do alimento processado – pois, se fiscalizado, terá reconhecida a sua origem e seu processamento.
No dia 22 de abril (segunda feira) as 14 horas na Prefeitura Municipal está marcada mais uma reunião com o Conselho Municipal de Desenvolvimento, onde todos os interessados no assunto (pessoas que tenham interesse na agroindústria) estão convidados a participar, pois será um momento de discussão e colocação sobre o andamento e próximos passos dentro desta estratégia de incentivar os processos de transformação e venda da matéria prima produzida pelo setor agropecuário.
Aproveitando o espaço, a EMATER convida aos interessados para a feira do peixe vivo desta quinta-feira.