A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu na tarde desta segunda-feira (11) as secretárias e secretário de Saúde de nove municípios que fazem parte da 9ª Coordenadoria Regional, com sede em Cruz Alta. No encontro, realizado no gabinete da SES, eles apresentaram as suas posições sobre principais demandas da região e demostraram o interesse em fortalecer a rede de assistência. Composta por 13 cidades, a regional abrange uma população de mais de 150 mil habitantes.
Entre os assuntos discutidos estavam as referências hoje ofertadas pelo principal hospital da região, o São Vicente de Paulo, de Cruz Alta. Além disso, os representantes das secretarias municipais também trouxeram questões sobre o acesso a serviços que precisam ser encaminhados para fora da região. Sobre isso, a secretária Arita adiantou que será avaliado e apresentado aos municípios uma proposta para a área de gestação de alto risco, definindo os fluxos de atendimento para o hospital que fará o atendimento de ambulatório e partos.
Na oportunidade, Arita comentou ainda sobre o apoio da SES aos municípios em questões como a judicialização e assistência farmacêutica. Ela também falou da previsão de que, a partir de março, o Governo do Estado consiga manter em dia os pagamentos a municípios, hospitais e fornecedores, discutindo uma programação para a quitação dos valores que estão pendente.
Na reunião, estavam presentes as secretárias municipais de Cruz Alta, Salto do Jacuí, Boa Vista do Incra, Saldanha Marinho, Ibirubá, Selbach, Colorado e Fortaleza dos Valos e o secretário de Tupanciretã.
“Todos os secretários da 9ª coordenadoria estivem em reunião no gabinete da da secretária do estado senhora Rita, onde fizemos reivindicações de demandas que não são atendidas nas nossas referências, como a demora de exames a serem marcado. A mesma se colocou a disposição para, após o carnaval, sentar com as coordenadoria e o hospital referência para ver as atualizações das ações pactuadas com o estado ” Falou a secretária Municipal de Saúde, Srª Tatiane Xavier.
FONTE: http://www.saude.rs.gov.br