Observar o comportamento do clima e relacionar com o desenvolvimento e a produção dos sistemas agrícolas, pode muitas vezes apresentar tendências de comportamento ou mesmo resposta a determinadas fatores e condições.
O Agricultor Vilson Kaiper residente na comunidade de Linha Garibaldi é um grande observador e sistematizador dos dados climáticos. Desde o ano de 1986 o agricultor anota os volumes de precipitação na sua propriedade diariamente e com o tempo foi agregando mais alguns dados como ocorrência de geadas, vendavais, cerração, enfim variáveis climáticas que nos trazem informações mais de acordo com a realidade do município de Colorado.
Nesta matéria, com os dados e autorização do detentor da informação, vou fazer uma breve descrição quanto as médias de precipitação anual observadas pelo senhor Vilson Kaiper e os dados oficiais de precipitação fornecidos pelos órgãos oficiais.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que possui as estações mais próximas a Colorado em Ibirubá e em Passo Fundo a precipitação média anual registrada na estação de Ibirubá no período de 30 anos (1981 a 2010), foi de 1810 mm, já a estação de Passo Fundo no mesmo período registrou uma média anual de 1907 mm.
Na média entre estas 2 estações poderíamos inferir uma precipitação anual média de 1858 mm. Nos dados anotados em Colorado pelo senhor Vilson em um período de 30 anos (1986 – 2015) a média de precipitação anual foi de 2207 mm já se considerarmos 1986 a 2017 a média de precipitação passa para 2231 mm.
Mesmo que o período de comparação não tenha a mesma coincidência podemos concluir que Colorado com base nas observações de campo por 30 anos possui uma precipitação anual média cerca de 349 mm a mais que os dados oficiais das estações mais próxima do INMET.
A partir da analise do gráfico de precipitação podemos observar a precipitação acumulada entre o período de 1986 a 2017, e a precipitação média nestes 32 anos de observação representada pela linha horizontal.
Ainda é possível observar que o ano com maior volume de precipitação foi em 2002 com 3280 mm e o menor volume foi registrado no ano de 1991 com 1390 mm.
Dos 32 anos observados temos 16 anos com precipitação acima da média de 2231 mm e 16 anos abaixo da média histórica registrada.
No gráfico seguinte é possível observar as precipitações acumuladas entre os anos de 2002 e 2017 anotadas em Colorado e os dados registrados pela estação de Passo Fundo
De momento agradecemos ao senhor Vilson Kaiper pela cedência dos dados para compilação e publicação e em uma nova matéria estaremos compilando os dados mensais onde será possível observar a precipitação média mensal e os meses de maior e menor precipitação neste período de registro.
A presente matéria foi escrita e organizada pelo engenheiro agrônomo da EMATER de Colorado, Sr. Fabiano Gregorio, e mesmo não tendo o rigor cientifico dos dados e das estatísticas serve de informação e registro de dados que um produtor rural do município tão bem registra e organiza a mais de 32 anos.