Como já diz nosso hino coloradense;
“Colorado, ó terra querida
Ouve a voz jubilosa que diz:
És meu orgulho! O meu alento!
És o chão que minha alma bendiz
És minha glória! O meu encanto!
És o berço de um povo feliz”
Hoje, a fim de homenagear nosso município, farei essa matéria sem falar de políticas, sem mostrar todos os pontos da cidade, até porque muitos deles já possuem matérias exclusivas nesse jornal, sem mostrar todas as comunidades aqui existentes, sem mencionar autoridades municipais aqui hoje presentes, ou, que já passaram pela mesma, e sim, simplesmente mostrar um pouquinho da nossa cidade.
Histórico
As terras onde hoje se situa o Município de Colorado pertenciam inicialmente ao município de Passo Fundo. A penetração se deve aos jesuítas das Missões Orientais, com fins de catequese. A região foi teatro de lutas fratricidas, agravadas pela posição dos índios coroados, que passaram à agressividade a povoadores e viajantes. Guerras contra o uruguaio Aguirre, contra o Paraguai e a Revolução Federalista muito alteraram a vida local.
Gentílico: coloradense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Boa Esperança, pelo ato municipal n.° 403, de 08-11 1924, subordinado ao município de Passo Fundo. Pelo decreto estadual nº 4709, de 24-01-1931, o distrito de Boa Esperança, foi transferido do município de Passo Fundo para constituir o novo município de Carazinho. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Boa Esperança, figura no município de Carazinho. Assim permencendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943. Pelo decreto estadual nº 720, de 29-12-1944, o distrito de Boa Esperança passou a denominarse Colorado. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Colorado (ex-Boa Esperança), figura no município de Carazinho. Assim permencendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Colorado, pela lei estadual nº 4318, de 03-07-1962, desmembrado do município de Carazinho. Sede no antigo distrito de Colorado. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-09-1962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Pela lei municipal nº 62, de 15-105-1964, é criado o distrito de Vista Alegre e anexado ao município de Colorado. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Colorado e Vista Alegre. Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital Boa Esperança para Colorado, alterado pelo decreto estadual nº 720, de 29-12-1944.
Transferência distrital Pelo decreto estadual nº 4709, de 24-01-1931, transfere o distrito de Boa Esperança do município de Passo Fundo para o de Carazinho.
Esse texto é original do IBGE.
É fato que colorado ao longo desses 55 anos, diminuiu e muito sua população. Hoje as pessoas que aqui residem, até podem ser a minoria, mas jamais a quantidade superou, ou, supera-rá a qualidade. Nosso povo, nossa gente, muito já lutou por essa terra. Se hoje temos construções magnificas em Colorado, seja na arquitetura, nas proporções de tamanho e beleza, é porque alguém no passado com grande capacidade o fez, o construiu para o futuro de nosso município, sempre pensando lá na frente. Engana-se você, se acha que estou falando de políticos, não de maneira alguma, estou falando de nosso antepassados, povo trabalhador que ajudou, assim como nós ajudamos hoje, a desenvolver e manter Colorado.
Eu, como coloradense de berço, quero deixar aqui meus parabéns a toda comunidade coloradense, a todos nossos munícipes e, a todos que fazem desse pequeno pedaço de chão, um lugar belo, rico, tranquilo e amigável de viver. PARABÉNS COLORADO !!!!!!